O que é arte? Para que serve?

A Arte toca a alma e a mente de quem a pratica, ela flui no seu estado emocional, concentra-se nas suas vontades, exprime os seus desejos, relata suas angústias, descreve seus conceitos, mostra seu estilo e se demonstra na sua forma visual. A obra de arte ganha então olhares racionais e críticos do público contemporâneo que a analisa.

“Gostaria de frisar que hoje a arte faz por si só essa aproximação, misturando cada vez mais questões artísticas, estéticas e conceituais aos meandros do cotidiano, em todas as instâncias: o corpo, a política, a ecologia, a ética, as imagens geradas na mídia etc.”

“E para que serve a arte? Para começar, podemos dizer que ela provoca, instiga e estimula nossos sentidos, descondicionando-os, isto é, retirando-os de uma ordem pré-estabelecida  e e surgindo amplas possibilidades de viver e se organizar no mundo.”

“Precisa conter espírito do tempo, refletir visão, pensamentos de pessoas, tempos e espaços.”

(Katia Canton)

 

Assim sendo, arte precisa de tempo, de visão e amadurecimento para criar espontaneamente uma visão estética e de livre-arbítrio, não precisa da intervenção do professor pró-aluno. Por essa lógica, uma criança não tem todo esse repertório de vida e espaço, mas sim de sensações e emoções, desenvolvidas pelo lado cognitivo, afetivo e de conhecimento social. Com isso, pequenos entre 4 e 10 anos buscam o conhecer e o experimentar (Piaget e Vigotsky). Eles não  diferem bem o respeito do medo, o espaço do local, portanto não se pode cobrar maturidade de crianças dessa idade para querer desenvolver uma  aula que tenha uma postura (visão) estética.

Enfim este é um assunto complexo, que pode ser interpretado de varias formas. Sabemos que ao cobrar estética ” beleza”  nos trabalhos  das crianças, contribuímos sim para o avanço do *bullying  nas escolas.

Pense nisso, pois cobrar do aluno valores estéticos, cria nele,  uma visão “engessada” do que é belo. Ajudando a ele criar um padrão de beleza que consequentemente vá a desvalorizar, rejeitar outros padrões já estabelecidos no convívio  social dessa criança.

O curta : Invenção do Amor 

Mostra o quanto a  natureza humana é delicada. Uma história de amor do mundo das artes com muitos  parafusos.
Curta de animação de 2010.
Inspirado pelas obras Lotte Reiniger e Antônio Lucas filme Jasper Morello.

 

                         

Anúncios

8 pensamentos sobre “O que é arte? Para que serve?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s