Dia Internacional da Biodiversidade

O dia 22 de maio foi o dia escolhido pela ONU (Organização das Nações Unidas) para comemorar o Dia Internacional da Biodiversidade.

O objetivo do Dia Internacional da Biodiversidade é aumentar a conscientização da população mundial para a importância da diversidade biológica, e para a necessidade da proteção da biodiversidade em todo o mundo.

Origem do Dia Internacional da Biodiversidade

O Dia Internacional da Biodiversidade foi criado pelas Nações Unidas em 1992, no dia 22 de maio. Nesse dia foi aprovado o texto final da Convenção da Diversidade Biológica (Convention on Biological Diversity).

A biodiversidade ou diversidade biológica é o termo usado para indicar e quantificar a variedade de vida vegetal e animal no nosso planeta. A variedade de gens, espécies e ecossistemas que conhecemos atualmente é fruto de bilhões de anos de contínua evolução, influenciada por processos naturais e, cada vez mais, pelas ações do homem, considerado principal ameaça direta e indireta à biodiversidade.Por isso, temos uma responsabilidade fundamental de garantir a harmonia dos ecossistemas, através de atitudes responsáveis e ecologicamente conscientes.

A biodiversidade é dividida em três principais níveis: gens, espécies e ecossistemas.

A biodiversidade dos gens engloba as características visíveis (morfológicas) de uma determinada espécie, como: a cor de cabelo, dos olhos ou da pele. As diferentes raças de gatos é um exemplo de biodiversidade das espécies. A biodiversidade dos ecossistemas é definido pela variedade de áreas naturais.

Um desequilíbrio da biodiversidade causa conseqüências negativas na nossa vida quotidiana, tais como: os fenômenos naturais extremos (enchentes, furacões…), escassez de matérias primas, mudanças climáticas, aquecimento global, etc.

Um dos principais problemas críticos do século XXI é a extinção de espécies animais. O ritmo de desaparecimento é em crescimento (50/100 vezes superior ao nível considerado natural). Cerca de 34.000 espécies de plantas e 5.200 espécies de animais estão enfrentando o processo de extinção. A principal espécie animal em desaparecimento é o dos pássaros. Com certeza, estamos apagando o banco de dados da natureza à uma velocidade dramática!

O Brasil é considerado o país de maior diversidade biológica do planeta. Eis algumas razões, que comprometem a sua biodiversidade: a caça predatória é ilegal, a biopirataria (saída ilegal de material genético ou subprodutos de plantas e animais para pesquisas sobre novos medicamentos e cosméticos no exterior, sem o pagamento de patentes); a destruição dos ecossistemas para loteamento, a poluição de rios, as queimadas e a derrubada das florestas.

É vital desenvolver atitudes conscientes e responsáveis, para que a diversidade biológica seja protegida. Uma delas tem sido a certificação obrigatória para os produtos originários, por exemplo, da floresta Amazônica, através de um programa de manejo sustentável e de um selo de segurança (atestado comprovando que o produto adquirido está dentro da legalidade e a sua extração foi realizada sem agressões ao meio ambiente).

Os consumidores podem fazer sua parte, exigindo o selo sempre que adquirir uma peça de madeira.
Afinal, tanto as empresas quanto os consumidores saem ganhando. Para os consumidores, a certeza de que não agrediu o meio ambiente, apoiando a conservação da biodiversidade. As árvores extraídas estão sujeitas ao replantio, contribuindo para a manutenção de florestas e ajudando a evitar um
maior aquecimento global. Para a empresa, um valor agregado maior do produto, através de um conceito “verde” para um mundo melhor.

Tal data não deve ser apenas do interesse dos círculos dos especialistas, dos ornitólogos ou dos amantes da natureza, mas sim, de todos os habitantes da Terra, conscientizando-se da importância da interdependência entre proteção do clima e das espécies, sobre as conseqüências econômicas que a destruição da biodiversidade pode gerar, principalmente, para as futuras gerações.

 

https://www.youtube.com/watch?v=ccgBcOF_1Ws

 


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s