Por que desenvolver a Ecopedagogia no ambiente escolar?

ESTE TEXTO FRISA A IMPORTÂNCIA DE EDUCAR PARA CIDADANIA PLANETáRIA.:

Segundo Gadotti (2010), estamos na era do conhecimento e a pedagogia tornou-se a ciência mais importante por promover a aprendizagem. Mas lembremos: somos todos aprendizes. O professor e o estudante aprendem juntos no currículo escolar e ensinam juntos o que descobrem. É preciso vivenciar a ideia de Paulo Freire: todo cidadão precisa passar por um processo educativo capaz de reconhê-lo como um agente transformador de sua própria realidade.plantio_site

Para conseguir socializar princípios e valores que levem professores e alunos a desenvolver este novo processo de esnsino-aprendizagem, é necessário adotar abordagens pedagógicas diferentes daquelas que normalmente são utilizadas, pois nem sempre a estrutura curricular facilita a tarefa de educar para a Cidadania Planetária.

A Ecopedagogia traz uma oportunidade de valorizar habilidades da essência humana e de incorporar uma cultura da sustentabilidade dentro do espaço escolar e, portanto, da sociedade.

Os sistemas educativos separam de tal modo os conteúdos disciplinares que a interdisciplinaridade se torna difícil. Além disso, os sistemas de avaliação baseiam-se, geralmente, num modelo competitivo em que as notas individuais se transformam na principal motivação dos alunos, impedindo assim a promoção de valores tais como a participação e a cooperação.

A Ecopedagogia, segundo Gutiérrez (2008), é um movimento que valoriza a pedagogia da Terra, a ética do cuidado e a cidadania planetária nos processos de educação ambiental, valorizando os princípios da Carta da Terra, documento planetário em prol de uma sociedade mais justa, sustentável, ecológica e pacífica. Nesse contexto, é proporcionada uma estrutura integrada e coerente para desenvolver programas e currículos educacionais que contribuem na busca de conexões e inter-relacionamentos entre as várias dimensões da educação ambiental.

Para iniciar um processo educativo baseado nos princípios da Carta da Terra e permeado pela Ecopedagogia, o site da Carta da Terra sugere:

• Analisar o modo como os padrões decorrentes do comportamento humano podem interferir negativamente no equilíbrio do nosso planeta.

• Refletir sobre o modo como, na maior parte das vezes, o desenvolvimento econômico ignora o seu impacto sobre o ambiente, sobre as relações sociais, sobre a justiça econômica e sobre os processos de democratização.

• Refletir sobre a seguinte pergunta: “Que conhecimento e que competências poderão ajudar os nossos alunos a tomar decisões éticas que promovam a justiça social, a proteção ambiental e a paz?”

PENSE NISSO!

meioambiente_20080710_A

FONTE: http://nativasocioambiental.com.br/blog/desenvolver-ecopedagogia-no-ambiente-escolar/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s