CENTRO POPULAR DE CULTURA E DESENVOLVIMENTO

O CPCD

CONHEÇA O SITE: http://www.cpcd.org.br/index.html

O CPCD é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos e de utilidade pública federal, estadual e municipal, vinculada ao 3º Setor (de natureza privada e função social pública), fundada em 1984, pelo educador e antropólogo Tião Rocha, em Belo Horizonte/MG, para atuar nas áreas de Educação Popular de Qualidade e Desenvolvimento Comunitário Sustentável, tendo a Cultura como matéria prima e instrumento de trabalho, pedagógico e institucional.

Missão

O CPCD se dedica à implementação e realização de projetos inovadores, programas integrados e plataformas de transformação social e desenvolvimento sustentável, destinados, preferen-cialmente, às comunidades e cidades brasileiras com menos de 50 mil habitantes onde vivem mais de 95% da população brasileira.

Visão

O CPCD pretende se tornar uma referência regional e nacional na construção de Cidades Educativas e implementação de Cidades Sustentáveis, contribuindo de forma substantiva para a consolidação dos princípios éticos, de transparência, justiça e equidade social, valorizando a diversidade cultural brasileira.

Valores

A convicção de que “Educação é algo que só ocorre no plural” e que “Desenvolvimento é geração de oportunidades”, forneceu a base para a formulação de metodologias e tecnologias sociais inovadoras;
A certeza de que só a existência de uma equipe de educadores comprometidos é condição essencial para o êxito de nossa Missão e Visão, levou o CPCD a investir, permanentemente, energias e recursos na formação destes profissionais: aprendizes permanentes, provocadores de mudanças, criadores de oportunidades, construtores de comunidades educativas e cidades sustentáveis, promotores de generosidade e cidadania.
A participação efetiva das comunidades envolvidas em todas as etapas – apreensão, consolidação e devolução – processos, impactos, produtos e resultados – dos projetos, programas e plataformas, gerando o “empodemento” comunitário, alicerce e sustentabilidade de todas as ações programáticas.

Razão do êxito do CPCD

A razão do êxito das ações do CPCD está apoiada no trinômio:

1 – Metodologia Inovadora: As ações metodológicas que dão sustentação aos nossos projetos foram construídas, ao longo do tempo, são fruto do nosso processo permanente de aprender-fazendo e de “ação-reflexão-ação”. São elas: a pedagogia da roda, a pedagogia do brinquedo, a pedagogia do abraço e a pedagogia do sabão. Estas maneiras, simples mas sofisticadas, resultam da: (1) busca sistemática de formas e jeitos novos de produção de aprendizagens e geração de oportunidades; (2) utilização “dos saberes, dos fazeres culturais e dos quereres” da comunidades participantes, como matéria-prima das ações pedagógicas; (3) diálogo como princípio de pluralidade e gerador de novas práticas educativas e de desenvolvimento. O nosso verbo: “paulofreirar”, conjugado sempre e unicamente no presente do indicativo.

2 – Formação de Educadores: A certeza de que só a existência de educadores comprometidos e bem formados, ética e tecnicamente, é condição essencial para a sustentabilidade conceitual e o êxito de nossos projetos, levou o CPCD a investir suas energias e recursos na capacitação destes profissionais: provocadores de mudanças, criadores de oportunidades e construtores de cidadania.
A nossa certeza: só os bons educadores fazem a boa educação.

3 – Participação Comunitária: Crianças, adolescentes, adultos participantes, não como meros beneficiários, mas sujeitos e parceiros em todas as etapas dos projetos, possibilitaram o enraizamento das propostas, a garantia de sustentabilidade ao longo do tempo, a apropriação de novos conhecimentos pelas comunidades-alvo, a geração de novas tecnologias e a formulação de indicadores de qualidade. A nossa palavra chave: “empodemento comunitário”.

O resultado desta equação: missão + visão + valores + transparência + metodologia + formação + participação = plataformas sociais.

O fundador

Tião Rocha é educador popular, antropólogo e folclorista.Além do trabalho com o CPCD, Tião é autor de obras de desenvol-vimento cultural e comunitário e membro de várias organizações de fomento a iniciativas na área.

Conheça Tião Rocha,
o idealizador e fundador
do CPCD.

FONTE: http://www.cpcd.org.br/index.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s