Quando acontece algum desastre natural a prioridade é o restabelecimento do fornecimento de água potável à população atingida. As soluções para filtragem e purificação da água são quase sempre lentas e caras para atender às necessidades.
Após o tsunami no Oceano Indico em 2004, um grupo de cientistas e engenheiros dos EUA e Singapura iniciou a pesquisa em busca de um método rápido, barato e simples de purificação da água. A equipe trabalhou com a prata que, apesar de matar as bactérias, não poderia vasar para a água. Desenvolveram então um gel absorvente de nano partículas de prata e chegaram ao resultado de filtragem de 1 litro de água contaminada em cinco minutos com apenas 8 gramas do gel.
Os pesquisadores dizem que o novo gel é tão leve, que as equipes de emergência poderiam facilmente entregá-lo aos sobreviventes através de um lançamento aéreo, e que os tratamentos de gel de tamanho individual poderiam ser fabricados por menos de 50 centavos de dólar cada. Quem contou isso para a gente foi o TreeHugger!