Educação e Sustentabilidade: Lançamento do GAIA Escola em Brasília

Sob coordenação do educador português José Pacheco (Escola da Ponte), programa propõe a reconfiguração da prática pedagógica.  Uma iniciativa inovadora que preza a sustentabilidade como um caminho pedagógico. 

Uma roda de conversa com o educador português José Pacheco marca o lançamento em Brasília do GAIA ESCOLA – Construindo Comunidades de Aprendizagem para um Mundo Sustentável, programa de formação desenhado para oferecer a educadores formais e informais um novo saber-fazer pedagógico.

gaia-escola-brasilia

Inédito na proposta pedagógica, o programa de 390 horas terá atividades presenciais na Escola Classe 115 Norte, a distância via plataforma Moodle personalizada, além de vivências imersivas no Centro de Referência de Educação Ambiental do SINPRO-DF, possibilitando ao participante explorar um intenso processo de transformação pessoal e profissional.

Uma realização da Eco-Habitare Projetos, o GAIA Escola integra o Projeto da Escola da Ponte, referência mundial em inovação pedagógica, e o Programa Educação Gaia – Design para Sustentabilidade. Entre os parceiros do programa estão, além do GAIA Education, a GEN – Global Ecovillage Network, Ateliê Casa Mãe e Ecobairro.  A coordenação pedagógica é de José Pacheco.

A iniciativa alinha-se ao desafio apontado pela Unesco de, no período 2015-2030, incorporar no currículo escolar conceitos de sustentabilidade, formar professores e mobilizar a juventude para uma educação para o desenvolvimento sustentável.

“A proposta do GAIA Escola é de reconfiguração da prática pedagógica, trabalhando com as dimensões da sustentabilidade”, explica a educadora e arquiteta e urbanista Cláudia Passos Sant’Anna, uma das tutoras do programa. “Para nós é muito importante que esteja acontecendo dentro de uma escola pública, e ainda mais na Escola Classe 115 Norte, que já está fazendo uma transformação”, diz.

Cláudia afirma que a intenção é formar multiplicadores locais para fazerem mudanças dentro das escolas. “A ideia é que cada educador seja um ‘vírus’ de mudança dentro da sua unidade de ensino. Queremos criar uma grande onda de apoio e multiplicação e atingir as 651 escolas do Distrito Federal”, diz a educadora.

Fonte : http://www.ecobrasilia.com.br/

3 pensamentos sobre “Educação e Sustentabilidade: Lançamento do GAIA Escola em Brasília

  1. gostaria de saber se existe uma apostila ou outro instrumental que possa ser utilizado. sou orientadora de artes em ong, em ribeirão preto interior de sp e estou querendo trabalhar reciclagem e sustentabilidade com nosso usuários.

    • OLÁ CLÁUDIA!

      PRIMEIRO DESCULPE-ME! DEMOREI PARA RESPONDER….
      INFELIZMENTE EU SÓ CONHEÇO O GAIA.
      POR SER LONGE TB NÃO REALIZEI NADA LÁ.
      SE SOUBER DE ALGO AQUI EM SÃO PAULO TE AVISO, MAS ACOMPANHE O BLOG.
      BJO

  2. Olá
    Quero parabenizar todo o movimento sustentável.. Na escola é possível facilitar aptidão para a conscientização da importância do movimento sustentável. Sabemos que, nem tudo que se joga fora é lixo… Podemos, transformar em peça útil para uma mega promoção de vida útil aquilo que seria descartável.. Não polua , construa com criatividade e consciência de cidadãos transformadores capacitados no âmbito escolar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s