Artista do mês de setembro – Andy Goldsworthy

Andy Goldsworthy é um artista britânico conhecido por criar lindas esculturas ao ar livre, a partir de materiais naturais, incluindo pétalas, folhas, neve, gelo, pedras e galhos.

Na foto abaixo você pode conferir a obra “River Stone”, uma escultura em forma de serpente, construída com 128 toneladas de arenito recuperado dos escombros de edifícios de São Francisco, derrubados por terremotos em 1906 e 1989.

Um dos poucos trabalhos permanentes de Goldsworthy, ela pode ser vista na Universidade de Stanford.


Resultado de imagem para Andy Goldsworthy

Sobre o artista

Trabalhando como escultor e fotógrafo, Goldsworthy cria suas instalações com pedras, gelo, folhas ou galhos, sabendo que a paisagem mudará e depois documenta cuidadosamente as colaborações efêmeras com a natureza por meio da fotografia. “Não se trata de arte”, ele explicou. “Trata-se da vida e da necessidade de entender que muitas coisas na vida não duram.” Nascido em 29 de julho de 1956 em Cheshire, Reino Unido, o artista passou a adolescência trabalhando como lavrador na zona rural da Inglaterra antes de sair. para estudar arte no Bradford College of Art e mais tarde Preston Polytechnic. Em 1985, o artista se mudou para a Escócia, onde começou a produzir trabalhos inspirados emRobert Smithson e outros praticantes de Land Art das décadas de 1960 e 1970. Nas décadas seguintes, ele se associou ao movimento Arte Ambiental, ao lado de Richard Long e Chris Drury . Em 2001, foi lançado o documentário de Thomas Riedelsheimer, Rivers and Tides: Andy Goldsworthy Working with Time , mostrando o artista trabalhando na natureza e seu processo de antemão. Um documentário de acompanhamento, Leaning Into the Wind , foi lançado em 2018. As obras de Goldworthy são realizadas nas coleções do Courtauld Institute of Art, em Londres, do Storm King Art Center, em Mountainville, NY, e da National Gallery of Art, em Washington. , DC, entre outros. Atualmente, o artista vive e trabalha em Dumfriesshire, Reino Unido.

Resultado de imagem para Andy Goldsworthy

fonte: http://www.artnet.com/artists/andy-goldsworthy/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s