ECO ART: Leitura de imagem, leitura do mundo

As questões ambientais estão ganhando visibilidade no parâmetro educacional, assunto cada vez mais debatido e expressado por docentes e especialistas. Acredito que caminhamos para um futuro onde a conscientização será uma ferramenta insdispensável nas escolas; temos que plantar essa sementinha já no primeiro contato da criança com redes de escolarização. Somente assim conseguiremos um resultado positivo e favorável onde a criança age e faz porque realmente acredita nessa mudança, uma ação espontânea.  Já o fazer por obrigação de regras e normas, não gera um agente ativo e dissiminador das práticas ambientais na vida social do indivíduo.   

As discussões entre Arte e Ecologia há muito se fazem presentes, especialmente a partir da segunda metade
do século XX, quando artistas e ambientalistas compartilhavam seus pontos de vista para dar voz ao
cenário de degradação e destruição a que a Terra estaria, há muito, submetida.
Movimentos como, Land Art, Arte Ambiental, entre outros, viriam trazer à luz das discussões, de modo
direto ou indireto, aspectos peculiares e essenciais à vida do Planeta. Sob essa perspectiva, a natureza
passa a ser o agente da obra de arte, que por sua vez, submete-se a sua perenidade e fragilidade preexistentes
em contraponto à sua força exponencial.
Os avanços tecnológicos e científicos, o aumento crescente do consumo, a exploração desenfreada de
riquezas naturais, a supervalorização de produtos industrializados pelas mídias em consonância com o
constante conflito de interesses nos âmbitos público e privado, evidenciam a necessidade da criação e
modificação das políticas sociais, culturais e ambientais, que acabariam por culminar em conferências
mundiais, tais como: ECO 92, Protocolo de Kyoto, COP-15, RIO + 20, entre outras.
Mobilizados por esse quadro de divergências, ao mesmo tempo, acometidos por esse rico campo dialógico
entre o microcosmo e o macrocosmo, existência e inexistência, presente e futuro, ordem e caos, falta e
abundância, utilizando as mais diferentes linguagens, artistas criam suas leituras de mundo por meio de suas
poéticas. O artista, ser cultural e social inserido em um Meio Ambiente, transforma o que vê, o que ouve, o
que sente em um discurso artístico usando diversas materialidades. Por meio dessas materialidades, toda a trama discursiva
presente em determinada poética visual só será realmente efetivada enquanto obra, mediante um leitor.
O que aqui se entende como leitor é, senão, o sujeito decodificador das informações verbais e não
verbais presentes na obra de arte. O que se quer dizer é que qualquer que seja a natureza da obra de arte,
para mergulhar em seu universo discursivo será necessário desenvolver um percurso de leitura de imagem.
Sob essa premissa, ler uma imagem implica em apreendê-la, analisá-la, observá-la, interpretá-la, percebê-
la, relacioná-la objetivamente e subjetivamente, em seus contextos: formais, sociais, políticos, culturais e
da natureza do sensível. Sendo assim, uma leitura se torna significativa quando estabelecemos relações entre as experiências do leitor e o objeto de leitura.
Acreditando nas potencialidades dos discursos poéticos advindos da leitura das imagens, o material educacional

ECO ART  tem como um de seus principais
objetivos estabelecer diálogos com os campos da
Ecologia e do Meio Ambiente por meio de proposições
didáticas, pautadas em um percurso metodológico que
se constitui por intermédio da investigação cultivada
dos textos visuais apresentados em cada obra.
Cuidando para que as imagens presentes não se tornassem
meras ilustrações para tratarmos de assuntos
ligados à Ecologia ou que temas ambientais fossem
tratados de forma superficial, o material ECO ART se
estabelece como um rico instrumento de reflexão
transdisciplinar, possibilitando diferentes leituras, de
imagem, do mundo.
Waldirene André – Mestre em Artes Visuais pela
Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em
Linguagens da Arte pela USP e em História, Sociedade
e Cultura pela PUC-SP.

O material educacional Eco Art reúne proposições
didáticas que, a partir da leitura de imagem, possibilitam
o diálogo entre o discurso poético proferido
pelas obras da Coleção Eco Art e Ecologia. Ele
foi desenvolvido a partir de 25 telas de uma coleção
encomendada pelo Grupo Bozano a artistas
das Américas para uma mostra que ocorreu durante
a Eco 92, e que posteriormente foram convertidas
em serigrafias. Essas gravuras foram doadas a
55 Museus e Casas de Cultura em todo o Brasil.
Criado com o objetivo de transpor as fronteiras da
arte e adentrar os campos da Ecologia, das
Ciências Ambientais, sua linha metodológica propõe
ao professor que este investigue com seus alunos
os vários planos de entendimento que uma
obra de arte pode alcançar, cabendo a ele adaptar
os conteúdos e proposições aos perfis e realidades
com os quais trabalha. O material encontra-se disponível

em: www.artenaescola.org.br/ecoart

Fonte: http://www.artenaescola.com/links/boletim/BOLETIM66.pdf#page=1

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